Tudo sobre Reconciliação Bancária

14.03.2019Contabilidade
Tudo sobre Reconciliação Bancária

O que é?

Fizemos um pequeno tutorial desta opção no myBusiness365 e aproveitamos para escrever mais sobre o assunto.

A reconciliação bancária é um processo muito importante em qualquer empresa e que faz parte de uma das áreas chave: a gestão contabilística!

Diariamente as empresas tratam de transações financeiras (pagamentos, recebimentos, investimentos, entre tantos outras). Para o responsável se certificar que estas operações são registadas procede-se à conciliação de contas: compara-se as entradas e saídas e as transações executadas pela empresa.

A reconciliação bancária é o processo de manter o controlo do saldo interno e extratos bancários alinhados, o que permite evitar possíveis erros de tesouraria.

A forma como se apresenta este controlo é em relatório onde podem ser identificadas as diferenças encontradas entre extratos e o saldo interno da empresa.

Como se faz?

- Lançamento diário dos movimentos financeiros – na gestão contabilística do myBusiness365 devem ser registadas todas as transações financeiras e, desta forma, conseguimos ter os processos contabilísticos automatizados, simplificamos o nosso dia a dia de trabalho e há um incremento de produtividade.

- Validar saldo bancário – confirmar se as transações foram devidamente lançadas e se a informação está correta.

- Correção das inconsistências – se verificar que tem movimentos que não foram lançados devidamente e surgirem inconsistências entre extrato bancário e registos internos, deve aplicar as correções necessárias.

- Reconciliação bancária – o objetivo é que a situação bancária apresente a realidade da situação financeira para que sejam tomadas decisões importantes para a empresa sem riscos, como por exemplo, empréstimos bancários, negociações, etc.

Conheça o software, preenchendo o formulário aqui e durante 30 dias explore ao máximo o myBusiness365.

Joana Dias, Product Marketing Manager