O que são as dimensões?

02.12.2019Finanças
O que são as dimensões?

O que são dimensões?

As dimensões são dados que pode adicionar a um movimento como uma espécie de marcador, para que o programa possa agrupar movimentos com características semelhantes e obter facilmente estes grupos para fins de análise.

As dimensões podem ser utilizadas em todo o programa, em movimentos de diários e documentos, assim como em orçamentos. O termo dimensão é utilizado para descrever o modo como a análise se processa. Uma análise de duas dimensões, por exemplo, seria vendas por área. No entanto, utilizando mais do que duas dimensões quando cria um movimento, pode efetuar uma análise mais complexa posteriormente como, por exemplo, vendas por campanha de vendas por grupo de cliente por área.

Cada dimensão pode ter uma série ilimitada de valores dimensão que são subunidades dessa dimensão. Por exemplo, uma dimensão chamada Departamento pode ter departamentos chamados Vendas, Administração, etc. como subunidades. Estes departamentos são valores dimensão. As dimensões e os valores dimensão são definidos pelo utilizador, o que significa que pode criar dimensões à medida das necessidades da sua empresa e dos processos comerciais.

Para que servem?

As contas de uma empresa são constituídas por muitos movimentos com diferentes origens e estão associadas a diversas atividades dentro da empresa. É frequentemente necessário criar declarações, estatísticas e análises que são extratos das declarações fiscais completas. Estes extratos podem ser criados utilizando dimensões individuais ou combinações de dimensões. Se definir uma dimensão chamada Departamento e, em seguida utilizar esta dimensão e um valor dimensão quando regista um movimento, pode posteriormente obter informações sobre, por exemplo, que produtos foram vendidos por que departamentos. Se tiver sido utilizada mais do que uma dimensão nos movimentos registados, o utilizador pode criar uma análise mais detalhada das atividades da empresa.

Por exemplo, um único movimento de vendas pode incluir informações de múltiplas dimensões acerca da conta em que a venda do produto foi registada, onde foi vendido o produto e que tipo de cliente efetuou a compra. Utilizando dimensões, pode analisar tendências e comparar diversas características numa ampla gama de movimentos.

A funcionalidade Dados de Análise é especialmente eficiente para esta finalidade, mas pode utilizar também filtros, esquemas de contas e mapas para criar análises de dimensões informativas. Também é possível utilizar dimensões para apoiar regras da empresa, influenciando o modo como um utilizador pode combinar dimensões e o modo como as dimensões podem ser registadas. Isto pode ser útil se alguns departamentos não tiverem autorização para utilizar contas específicas ou para vender a determinados clientes.

Retirado da Ajuda de NAV 2009 (Microsoft)