Procura um software para gerir a faturação?

26.06.2019Funcionalidades
Procura um software para gerir a faturação?

Como selecionar o melhor software para gerir a faturação?

Qualquer empresa precisa de ter a sua contabilidade organizada, no entanto, nem todos podem contratar a full-time alguém que faça a gestão desta tarefa. Um programa de faturação pode ir ao encontro do que precisa para manter a faturação em dia e muito mais, tudo integrado num só sistema.

Podemos pesquisar e ter uma listagem de empresas de software, mas como é que identificamos qual a melhor solução para o nosso negócio? Aqui tem alguns dos pontos que deve ter em mente quando inicia a sua pesquisa:

1. Identifique (bem) as suas necessidades

Precisa de uma plataforma que lhe permita rastrear o inventário ou a sua preocupação é relativa às entregas ou imposto sobre vendas? Faça uma lista das suas necessidades e veja o que é prioritário numa lista de coisas menos e mais importantes.

Antes de começar a procurar soluções pense quais os pontos fundamentais aos quais o software terá de dar resposta. Convém ter isso bem estabelecido para que não haja dispersão na seleção e confusão do que realmente precisa.

Recomendamos ainda que pense a curto e médio prazo – as necessidades de hoje são diferentes das que terá daqui a um ano.

2. Seja honesto em relação ao budget que tem disponível

Antes de iniciar a sua pesquisa, identifique desde logo qual o investimento que está disposto a fazer no seu software. O primeiro filtro na seleção começa exatamente aqui. Estabeleça uma regra que é se o software for acima de 25% do seu budget está automaticamente excluído.

Consulte os websites para verificar os preços do software que procura e aplique esse filtro já na escolha que está prestes a fazer.

3. Pesquise funcionalidades que vão ao encontro das necessidades

As funcionalidades de uma solução podem ir bem além do que procura, p.ex. pode encontrar software que está já adaptado à realidade de outros países e, no seu caso, pode não fazer sentido mais do que o mercado português!

Não se distraia e volte sempre à sua lista de prioridades.

4. Faça as perguntas certas

- Quão segura é a vossa API?

- Como fazem o sistema de backup da informação?

- Que outros custos ou fees devo esperar?

- Relativamente ao serviço ao cliente: que horários têm? Se eu colocar uma questão, em quanto tempo devo esperar que respondam? Têm suporte online?

- Têm algum cliente com um modelo de negócio parecido com o meu? Que limitações encontrou com o vosso software?

5. Escolha uma solução que cresça com o seu negócio

O objetivo de qualquer empreendedor é que o seu negócio cresça rapidamente com projeções de crescimento a médio longo prazo. Qualquer software pelo qual opte deverá facilmente sofrer upgrades consoante as suas necessidades sem necessidade de mudar o fornecedor ou até de comprar novo software.

Seja realista sobre o tempo que levará o seu negócio a crescer e isso vai ajudar bastante na seleção da melhor solução para si.

Resumindo:

Quer esteja à procura de um programa de faturação ou outro também para gestão de produtos, stocks, inventário, armazém ou o que for, a consciência destes passos é fundamental para chegar até ao que precisa. É de extrema importância que, independentemente do que seleciona, que esse programa seja certificado, procure sempre aqui.

Pesquise por software SAAS (software como serviço) que permite aos utilizadores se ligarem a aplicações com base na cloud através da Internet, isto significa que poderá estar conectado ao seu negócio em qualquer local e em qualquer horário. Isso implica que só paga também pelo serviço que utilizar, dependendo das suas necessidades.

No caso do myBusiness365, pode encontrar três planos cloud distintos entre si:

1. Plano myEssential – ideal para a gestão da contabilidade de pequenas empresas: gestão financeira e contabilidade; gestão de tesouraria; contas bancárias; faturação e produtos e stock base.

2. Plano myBusiness – ideal para a gestão comercial e financeira de uma pequena empresa: gestão financeira e contabilidade, tesouraria, contas bancárias, faturação, produtos e stock base, gestão produtos avançada, imobilizado, encomendas e inventário.

3. Plano myExpert – ideal para gerir stocks e inventário de pequenas empresas: gestão financeira e contabilidade, tesouraria, contas bancárias, faturação, gestão produtos avançada, stock base, encomendas, inventário, armazéns avançado, lotes e séries e ordens de montagem.

Pode consultar aqui toda a informação sobre os preços e funcionalidades de cada plano. Utilize o nosso simulador, subscrevendo um plano e explorando as opções para o seu negócio.

Joana Dias

Product Marketing Management