Delegação de Tarefas

02.08.2018Funcionalidades
Delegação de Tarefas

O crescimento de uma empresa depende muitas vezes da definição e divisão de tarefas entre as pessoas que lá trabalham. Por vezes, o grande problema de uma organização é a ineficácia na delegação de tarefas

O papel de um líder não passa pela realização de todo o trabalho da empresa, mas sim em saber gerir a sua equipa de forma eficaz. 

No artigo “How To Delegate More Effectively In Your Business”, da revista Forbes, Martin Zwilling (fundador e CEO da Startup Professionals), afirma que quase todos gestores precisam de melhorar as suas aptidões nesta área. Baseado no livro “Work Less, Do More” este indica alguns passos para delegar tarefas de forma eficaz e assinala os pontos críticos deste processo, como: 

  • A escolha das tarefas a delegar; 

  • A escolha da melhor pessoa para executar a tarefa; 

  • A indicação clara dos processos a executar assim como as suas instruções; 

  • A definição de prazos e momentos de follow-up; 

  • A posterior valorização do trabalho de quem executou a tarefa; 

  • O evitar ceder à tentação de reverter a delegação da tarefa. 

Segundo Martin Zwilling, quase todos os gestores que viram a sua startup a crescer desde o dia em que apenas trabalhava uma pessoa para uma empresa com muitos colaboradores, tendem a ter grandes dificuldades em delegar as suas tarefas. Por outro lado, admite que os executivos que passam de uma grande empresa para uma startup têm tendência a delegar em demasia, também com resultados tendencialmente negativos.  

Com o myBusiness365 pode criar tarefas para o relembrar do que é necessário concretizar. Pode atribuir as tarefas a si próprio ou pode optar por atribuí-las a outras pessoas da organização. 

Ao especificar uma Data Inicial e uma Data Final o processo de definição e controlo de prazos torna-se mais fácil assim como a marcação, a partir do myBusiness365, de momentos de follow-up periódicos. 

Para mais detalhes sobre a funcionalidade de tarefas, consulte aqui o vídeo sobre este tema.

Inês Chorão - Consultora myBusiness365