PowerApps - o que é?

26.07.2018Funcionalidades
PowerApps - o que é?

Quão incrível seria ter uma aplicação para dispositivos móveis, em apenas algumas horas, capaz de integrar e simplificar processos que seriam complexos e demorosos na sua organização?

Para dar resposta a esta questão, a Microsoft lançou uma aplicação poderosa e com uma grande margem de progressão no mercado – o PowerApps. Uma alternativa ao desenvolvimento móvel de forma a torna-lo mais rápido, mais intuitivo e de fácil partilha com a restante organização evitando assim os grandes custos associados ao desenvolvimento de aplicações.

O PowerApps permite criar aplicações de forma customizada sem ter por base grandes conhecimentos de programação. São disponibilizados pela Microsoft elementos que nos permitem criar uma aplicação intuitiva e apelativa, tais como, formulários customizáveis, galerias de listagem de dados, controlos de inserção de dados, como por exemplo, calendários para o caso das datas, controlo de deslize, temporizador, entre outros.

A Microsoft disponibiliza diversos conectores que podem ser definidos como origem de dados da nossa aplicação. Por exemplo, se pretendermos desenvolver uma aplicação com ligação a uma lista de SharePoint de forma a criar e guardar os dados relativos a uma atividade da empresa, podemos definir como origem de dados o SharePoint. No entanto, podemos definir várias origens de dados de forma a poder juntar na mesma aplicação dados de entidades externas completamente distintas. São inúmeras as origens de dados possíveis, entre elas o Dynamics 365, SharePoint, Office365.

O PowerApps surge assim como uma alternativa ao desenvolvimento de aplicações, permitindo que as aplicações organizacionais sejam desenvolvidas de forma menos dispendiosa, sem conhecimentos específicos de uma determinada linguagem de programação, de fácil partilha e transversais a qualquer sistema operativo, isto é, com o desenvolvimento de apenas uma aplicação, conseguimos que esta possa ser utilizada em Android, IOS e Windows Phone.

Assista a este pequeno vídeo de exemplo da aplicação.

Sara Freitas – Engenheira de Software, myPartner