5 sinais de que precisa de um ERP

09.01.2019myBusiness365
5 sinais de que precisa de um ERP

1. As vendas estão em alta mas lucros a estagnar

Se o negócio está a prosperar, a equipa está a trabalhar ao máximo, mas os lucros não estão a aumentar em proporção, então algo não está bem! Uma das razões mais comuns: os dados ganham uma espécie de vida própria e não estão a ser usados a favor da sua empresa.

Em grande parte dos casos, os dados são registados duas vezes em suportes diferentes e a sincronização é manual o que cria processos de importação e exportação de informação demorados. O resultado: perde-se muito tempo a procurar informação, a verificar e a filtrar dados!

A solução:

Um sistema integrado ERP evita trocar entre diferentes ferramentas para encontrar a informação que pretende, minimizando o caos entre anotações. Os problemas de sincronização são erradicados e o esforço para a recolha e a gestão dos dados cai significativamente.

2. O grau de satisfação do cliente está em queda livre

No comércio eletrónico, a loja mais próxima é sempre à distância de um clique. Os preços podem ser comparados em apenas alguns minutos e, se não quiser entrar numa competição feroz com outros players mundiais, tem de inspirar e reter os seus clientes. A geração atual, da era “amazon” é exigente e está habituada a comprar rapidamente, a ofertas personalizadas, tempos de entrega curtos e devoluções simples.

Se a sua logística se debate com prateleiras vazias, preços errados e o suporte não sabe a origem das encomendas, o resultado será:  feedback negativo e falta de fidelização por parte dos clientes.

A solução:

Um software ERP permite que a experiência de compra seja muito mais simples: os pedidos de encomenda são automatizados, os fluxos desde a encomenda à expedição tornam-se mais rápidos, os recibos e a possibilidade de devolução estão disponíveis através de um simples botão e a ligação aos serviços de entregas permite rastrear tudo e graças à base de dados segmentada torna-se ainda possível a entrega de ofertas personalizadas!

3. A coordenação dos canais de distribuição está a tornar-se uma dor

O facto de haver várias plataformas de venda onde pode vender os seus produtos e serviços como a amazon, o ebay entre tantos outras, para além da loja online e/ou mesmo física, torna complexa a gestão e o acompanhamento do stock e das encomendas. Um sinal claro é, por exemplo, o aumento de sobre vendas devido à incorreta informação de stocks.

A solução:

O ERP é o centro indispensável para reunir toda a informação sobre todos os canais de venda. Seja informação de clientes, encomendas, informação sobre fornecedores ou alterações no stock. A informação fica disponível num só local numa solução sincronizada em tempo real. Em qualquer altura tem uma visão completa com toda a informação sobre as vendas nas várias plataformas.

4. Falta de informação conduz a péssimas decisões

Atualmente, surgem novas tendências a cada instante. E os negócios têm de se ajustar a isso. Uma grande quantidade de produtos em armazém não retira apenas espaço e capital, mas no pior cenário, não se vendem!

Que artigos são passíveis de rápida mudança e o que é que a queda na procura pode indicar? Que fornecedores entregam os melhores produtos? E que produtos são normalmente devolvidos por fraca qualidade? Quanto custa uma nova lead em marketing e que tipo de campanhas publicitárias valem a pena? Como estão a comportar-se as vendas em todas categorias?

A solução:

Para responder a estas questões é necessário ter um controlo atualizado ao minuto e muito eficiente. E ainda ter inputs de inteligência artificial inerentes ao sistema para facilmente ter uma visão do meu negócio e o melhor caminho para o sucesso.

5. Crescimento fora de portas

O e-commerce é a experiência mais evidente de que não há barreiras no mundo. Qualquer negócio que queira conquistar novos países consegue faze-lo de forma relativamente simples no comércio eletrónico. Mas internacionalizar significa muito mais do que lançar uma loja – muitos empreendedores têm dificuldades em gerir os diferentes idiomas, as conversões e o fuso horário, sem mencionar questões legais e taxas. E por fim, ter equipas distribuídas pelo mundo é também um desafio gigante para a organização.

A solução

Uma solução de gestão ERP não vai seguramente resolver todos os problemas, mas muitos deles! O software domina as conversões, é multilíngue e suporta o trabalho em equipa entre os vários fuso horários. As soluções de gestão cloud adaptam-se facilmente ao crescimento de uma empresa e permite rapidamente começar as operações em novos locais no mundo. Permite ainda o acesso a todos os dados em dispositivos móveis, em qualquer local.

Concluimos que sem ERP não vai funcionar, não é?

A gestão eficiente e automática dos recursos é indispensável não só para as grandes empresas, mas também para pequenas empresas.  Dica: tenha a certeza que o seu ERP é um software simples e fácil de implementar. Terá ainda de ser capaz de manter o ritmo do crescimento do seu negócio.

O myBusiness365 é baseado na tecnologia Microsoft Dynamics Business Central 365 e construído especificamente para as pequenas empresas em Portugal.  Veja todos os planos de subscrição que criamos e experimente já o software durante 30 dias.

Contacte-nos.

Joana Dias, Product Marketing Manager