A arquitetura myBusiness365

18.06.2018myBusiness365
A arquitetura myBusiness365

O myBusiness365 está assente na versão cloud da solução Dynamics 365 Business Central da Microsoft. Mas o que significa ser cloud? 

Numa solução ERP comum, antes da instalação do próprio sistema, há que assegurar a existência e manutenção de vários componentes. 

  • Servidor aplicacional 

  • Servidor de base de dados, caso este esteja separado do aplicacional 

  • Planos de manutenção dos dados, para assegurar a integridade dos mesmos e prevenir eventuais perdas 

  • Planos de recuperação de desastre, para pôr em prática no caso de incidentes que afetem os servidores. 

Os custos logísticos e financeiros inerentes a estas soluções instaladas localmente são muitas vezes proibitivos para negócios de menor dimensão, que podem não querer abdicar da segurança e integridade dos seus dados ao instalar um ERP sem assegurar todos os componentes necessários.  

Uma grande vantagem desta solução, especialmente para estes negócios de menor escala, é a possibilidade de utilizar um sistema ERP completo sem necessitar da infraestrutura habitualmente associada a estes sistemas. Essa infraestrutura é assegurada pela Microsoft, que aloja nos seus servidores, de forma segura, as soluções Business Central de todos os clientes subscritos ao serviço. Custos com servidores e armazenamento de dados são completamente evitados e graças a este sistema é possível ter acesso a um ERP de forma simples e rápida. Adicionalmente, sendo que os dados são mantidos na cloud, planos de manutenção e recuperação de dados e de desastre são também assegurados pela Microsoft. 

Outra parte destas soluções Business Central são as apps que podem ser adquiridas separadamente na AppSource, um Marketplace dedicado a disponibilizar pequenas funcionalidades extra para a solução Business Central. Estas aplicações são alojadas em conjunto com o Business Central e o myBusiness365 que utiliza esta mesma tecnologia de aplicações para acrescentar valor de negócio, disponibilizando funcionalidades que respondem a necessidades comuns dos clientes de soluções ERP. 

Em suma, para utilizar o myBusiness365 e o ecossistema Business Central, já só é necessária uma subscrição, estando a arquitetura do ERP assegurada pela Microsoft. 

César Costa - Engenheiro de Software myBusiness365