Gestão de Stocks - 5 vantagens com um ERP

20.05.2019myBusiness365
Gestão de Stocks - 5 vantagens com um ERP

ERP como ferramenta fundamental na gestão de stocks

Enterprise Resource Planning - ERP é um software que as empresas usam para gerir o negócio de forma centralizada e integrada entre departamentos. É especialmente usado por empresas que têm cadeia logística para que seja possível acompanhar todo o processo desde a produção à distribuição. No entanto, um ERP pode ser usado em diferentes indústrias - saúde, instituições sem fins lucrativos, construção, entre tantas outras. As organizações que precisam de gerir os seus colaboradores, clientes e o inventário podem confiar nos inúmeros benefícios de um ERP.

Um ERP armazena toda a informação numa base de dados, permitindo aos departamentos trabalharem de forma transversal sob a mesma informação.  Adicionalmente, estes dados podem ser organizados, analisados e transformados em relatórios.

Um ERP reúne em si a gestão de clientes, recursos humanos, Inteligência artificial, gestão financeira, inventário e logística num só sistema.

Uma solução de gestão integrada ou ERP permite otimizar a análise e monitorização do stock de uma empresa em tempo real, facilitando várias tomadas de decisão.

O que encontra no software myBusiness365 para gerir o seu stock:

Gestão de Produtos, Stocks e Lotes

- Definição de múltiplas unidades de medida de diferentes referências de produtos para clientes e/ou fornecedores

- Traduções de produto

Gestão de Preços e Descontos

- Estabelecer os preços e descontos existentes para certo cliente ou fornecedor

- Ao encomendar o ERP sugere o melhor preço

Gestão de Encomendas

- Realizar a gestão de encomendas de venda e compra e devoluções num único sistema. Acesso a informação fiável e acessível em qualquer altura ou lugar

- Rentabilizar o tempo e aproveitar as funcionalidades de sugestão de compras automática e processos de entrega direta

Gestão de Inventário

- Com a gestão de inventários e armazéns obterá uma contagem de inventário muito mais exata do que com métodos manuais

- Ter informação do stock em tempo real e evitar assim surpresas dispendiosas – evita ter stock em excesso ou em falta.

Armazéns Avançados

- Definir os processos logísticos que melhor se adequam ao funcionamento da sua empresa.

5 vantagens na utilização de um ERP na sua gestão de stocks:

1. Informação em tempo real – a informação sobre os stocks é atualizada e fica disponível para todos os departamentos da empresa e assim a empresa torna-se mais eficiente em todas as suas tarefas.

2. Controlo de stock em tempo real de entradas e saídas de mercadoria – desta forma ajuda a organização a evitar o excesso ou rotura das provisões através da monitorização dos inventários.

3. Maior rentabilidade – esta gestão permite fazer o acompanhamento da saída e rotatividade dos produtos no armazém para serem vendidos antes de se tornarem stock parado ou morto.

4. Facilidade cálculo dos custos – utilizar um ERP permite armazenar e produzir informação que fica disponível para todos os departamentos – deixa de haver duplicação de informação ou de tarefas. As ferramentas inerentes na tecnologia permitem calcular de forma inteligente qualquer cenário de custo.

5. Reservas de stock – através do ERP é possível reservar stock fruto de encomendas ou ordens de fabrico de clientes o que evita a falha do mesmo em qualquer altura.

Caso possamos ajudá-lo utilize o nosso formulário de contacto!

Joana Dias

Product Marketing Manager