Já ouviu falar de Machine Learning?

20.09.2018myBusiness365
Já ouviu falar de Machine Learning?

Sendo bem mais que um ramo dentro da inteligência artificial, Machine Learning é um conjunto de algoritmos que se baseia na ideia de que os sistemas podem aprender através de grandes quantidades de dados históricos, analisando esse volume de informações de forma a encontrar um padrão que identifique determinado problema, o que permite obter resoluções para o mesmo ou até fazer previsões para determinados cenários. 

Apesar desta tecnologia parecer futurista, está bem presente no seu dia a dia. Quantas vezes enquanto navega no Youtube este lhe sugere vídeos que sejam do seu interesse? E quem nunca se questionou como é que o google consegue sugerir tópicos de pesquisa quando o utilizador apenas escreveu dois ou três caracteres na barra de pesquisa? Estes são apenas dois dos muitos exemplos da presença desta tecnologia, que cada vez mais tem sido aposta no mercado nacional e internacional.

Muitas empresas têm nos seus conjuntos de dados uma verdadeira “mina de ouro”, pois por vezes estes “escondem” respostas a questões bastante importantes. De forma a conseguir tirar um melhor partido destes dados, as empresas têm apostado no Machine Learning para realizar tarefas como:

- Prever quando os sistemas ou algumas das suas peças poderão falhar, permitindo uma manutenção atempada dos mesmos;

- Identificar clientes e transações fraudulentas;

- Prever o sucesso de um produto e destacar quais os fatores que fazem desse mais ou menos popular;

- Analisar um perfil de um cliente e recomendar um ou mais produtos que possam ser do seu interesse;

- Prever potenciais vendas e obter uma perspetiva de possíveis falhas de stock;

- Entre muitas outras (...)

Esta é uma área que tem vindo a crescer substancialmente, devido ao constante aumento do volume de dados gerados e ao facto de termos processadores cada vez mais potentes que permitem aplicar os algoritmos e obter resultados de forma cada vez mais rápida.

A dinamização do setor arrecada consequências boas para todos. Por um lado, os clientes, de um modo geral, poderão ter acesso a experiências de consumo mais alinhadas com os seus comportamentos individuais, e por outro, as empresas têm oportunidade de otimizar os seus processos internos e melhorar a eficácia das tomadas de decisões.

Com vista a colocar esta tecnologia ao alcance de todos, a Microsoft criou o Azure Machine Learning, uma plataforma que permite desenvolver e disponibilizar modelos de Machine Learning através da cloud.

Com o myBusiness365 é possível integrar e consumir os modelos que advém do Azure Machine Learning, o que lhe permite tirar o máximo partido dos seus dados e manter-se na linha da frente da inovação tecnológica.

Daniel Salgado - Engenheiro de Software na myPartner