O que é o Flow?

26.06.2018myBusiness365
O que é o Flow?

Flow é uma ferramenta simples, mas poderosa, da Microsoft que permite automatizar processos entre aplicações. Estes processos podem consistir das mais variadas ações, desde a criação de itens numa aplicação ao envio de notificações. A estrutura de alto nível do Flow permite que se implementem integrações entre um conjunto (definido, mas crescente) de aplicações suportadas sem necessitar de conhecimentos técnicos na maioria dos casos. Além das aplicações suportadas, é possível também integrar com aplicações desenvolvidas por quem utiliza o Flow. 

No ecossistema de trabalho do Business Central, o Flow pode ser uma peça útil. Este pode ser usado para manter o utilizador a par de certas alterações no Business Central ou despoletar processos na aplicação através de ações noutras aplicações.  

Exemplos de possíveis integrações, usando modelos já existentes no Flow, incluem: 

  • Avisos de stock reduzido via Outlook 

  • Pedidos de aprovação após criação de clientes ou vários tipos de documentos no Business Central, utilizando o Outlook e o Approvals 

  • Criação de itens no Business Central através do PowerApps 

Além destes, é possível criar modelos que implementem integrações novas para dar resposta a processos personalizados do cliente.

Sendo assim, o Flow posiciona-se como uma ferramenta de apoio à produtividade e à recolha de informações entre aplicações diferentes. 

Veja aqui um vídeo sobre a integração do MS Flow.

César Costa - Engenheiro de Software, myBusiness365