Serviços Cloud myBusiness365

11.06.2018myBusiness365
Serviços Cloud myBusiness365

A utilização da Cloud tem vindo a crescer exponencialmente nos últimos anos, tanto para fins pessoais como empresariais. 

As Clouds públicas são detidas e operadas por fornecedores de serviços externos, que disponibilizam os respetivos recursos informáticos, como servidores e armazenamento através da Internet. Assim, o hardware, o software e as outras infraestruturas de apoio são detidas e geridas pelo fornecedor de serviços Cloud. O acesso a estes serviços e a gestão de conta podem ser feitos através de um browser. 

Algumas vantagens da Cloud podem ser: 

  • Custo: através da Cloud elimina os gastos relativos à compra de hardware e software e à configuração e execução de datacenters no local — os bastidores de servidores, a eletricidade 24 horas por dia, sete dias por semana, para fornecimento de energia e refrigeração, entre outros. 

  • Velocidade: A maioria dos serviços de informática na Cloud são fornecidos como self-service e a pedido, pelo que até mesmo enormes quantidades de recursos informáticos podem ser abastecidos em minutos, com apenas alguns cliques retirando-lhes a pressão do planeamento da capacidade. 

  • Escala Global: Os benefícios dos serviços de informática na Cloud incluem a possibilidade de dimensionar a quantidade certa de recursos de TI, por exemplo, mais ou menos poder de informática, armazenamento ou largura de banda, no exato momento em que são necessários e a partir da localização geográfica certa. 

  • Produtividade: Normalmente, os datacenters locais exigem muita manutenção — configuração de hardware e outras tarefas de gestão de TI morosas. A Cloud acaba com a necessidade destas tarefas, pelo que as equipas de TI podem dedicar o seu tempo a objetivos mais importantes. 

  • Desempenho: Os maiores serviços de informática na Cloud funcionam numa rede mundial de datacenters seguros, que são atualizados regularmente para a última geração de hardware informático. Além disso, torna possível o acesso em qualquer parte do mundo com acesso à internet. 

  • Fiabilidade e Segurança: A Cloud torna mais fácil e barato a realização de cópias de segurança de dados, as recuperações após desastre e a continuidade de negócio, uma vez que os dados podem ser espelhados em vários locais na rede do fornecedor do serviço Cloud. 

Microsoft Azure 

Microsoft Azure é um conjunto de serviços na Cloud em permanente expansão que ajuda a sua organização a enfrentar os desafios. A Microsoft lidera o setor ao estabelecer requisitos evidentes de segurança e privacidade e cumprindo-os consistentemente. O Azure cumpre um vasto leque de normas de conformidade internacionais e do setor, tais como o Regulamento Geral Sobre a Proteção de Dados (GDPR), a ISO 27001, o HIPAA, o FedRAMP, o SOC 1 e o SOC 2, bem como normas específicas dos países, tal como o G-Cloud no Reino Unido. As exigentes auditorias levadas a cabo por entidades independentes, como o British Standards Institute, comprovam que o Azure cumpre os controlos de segurança rigorosos ditados por estas normas. 

O Azure protege os recursos empresariais enquanto reduz as despesas e complexidade de segurança. Veja mais aqui.

myBusiness365 100% cloud, 100% seguro.

Inês Chorão - Consultora myBusiness365

Luis Azevedo - Engenheiro de Software myPartner