Como implementar um ERP - 7 passos!

08.07.2019myBusiness365
Como implementar um ERP - 7 passos!

Chegou a hora de implementar um software de gestão? 

Mudar o processo – a checklist para ter sucesso!

Ao escolher um software de gestão ERP já deu o primeiro passo para simplificar o seu dia a dia de trabalho e aumentar a produtividade no seu negócio.

Para colocar em prática esta mudança, tenha muita atenção a alguns pontos chave que incluímos na checklist abaixo.

A transição para um software de ERP

Atualmente o ritmo frenético de trabalho e de comunicação fazem com que as alterações nas empresas aconteçam a um ritmo alucinante e a necessidade de inovação exige também com que isso aconteça e, muitas vezes, de um dia para o outro. Ao introduzir um sistema de gestão ou ERP, todos precisam primeiro de se familiarizar com o mesmo e alterar os seus hábitos de forma gradual.

Ao mudar para o myBusiness365 terá sempre disponível um número de horas de apoio e configuração do software de acordo com o plano selecionado.

Abaixo seguem os pontos importantes a ter em conta na checklist:

1) Prepare-se para lidar com a resistência

Qualquer mudança em qualquer processo, implica sempre alguma resistência por parte dos colaboradores, porque o ser humano é apegado ao hábito e à rotina.

Se isso acontecer e os seus colaboradores mantiverem os mesmos fluxos de trabalho, perante esta situação deve preparar mais sessões de formação no assunto.

Procure a fundo as razões da resistência dos colaboradores e considere isso uma oportunidade para otimizar os seus processos. Realize reuniões, workshops ou outro evento para escutar os colaboradores e as suas “dores”.

2) Estabeleça os objetivos com foco nos colaboradores para uma implementação bem-sucedida

O sucesso da implementação do ERP não é apenas baseado na estrutura do tempo e budget, mas sim na operacionalização do mesmo e nos benefícios na utilização do ERP. Comunique demonstre essas vantagens!

3) Equipa de gestão 100% comprometida

Os colegas da equipa de gestão têm de estar 100% comprometidos com a mudança. Isto significa que os novos processos têm de ser adotados e os colaboradores estão motivados e formados. Mesmo que isto signifique custos adicionais, a gestão deve disponibilizar os recursos necessários.

4) Seja totalmente transparente

Uma comunicação aberta e transparente dentro da empresa permite que haja um maior sentido de pertença, segurança e reduz a tensão ou medo. Trocar impressões com os colaboradores, explicar as razões e disponibilizar boas ferramentas explicativas.

5) Mostre resultados rápidos

De forma a manter a motivação elevada e evitar ceticismo, os resultados devem ser mostrados e visíveis. Identifique esses pontos positivos e comunique efusiva e agressivamente pela organização.

6) Integre esta mudança na sua cultura corporativa

Para que as melhorias sejam contínuas e prolongadas, a cultura corporativa tem de ser alterada. Isto exige mais do que fluxos de trabalho e tecnologia. A transformação digital exige novas competências e formas de pensar ágeis – executivos e colaboradores.

7) O mais importante

Sinta as vantagens na mudança e desfrute!

Leia ainda:

https://www.mybusiness365.pt/blog/business-central/solucao-integrada-de-gestao/

https://www.mybusiness365.pt/blog/gestao/5-sinais-de-que-precisa-de-um-erp/

Joana Dias

Product Marketing Manager